quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Condiloma Acuminado (HPV)

Condiloma Acuminado

Também conhecido por crista de galo, crista de jacaré, jacaré ou verruga genital, o condiloma acuminado é uma infecção causada pelo vírus HPV (Human Papilloma Viruses). Existem mais de 70 tipos de vírus HPV, e o condiloma acuminado é apenas uma das manifestações causadas pela infecção desse vírus.

Os locais mais afetados no homem são a glande, o prepúcio e o meatro uretral, enquanto que na mulher são o períneo, a vagina e o colo do útero. Em ambos, as infecções também podem aparecer no ânus e no reto, mesmo em não praticantes de relações anais.

Sintomas: Pequenas verrugas no pênis, ao redor do ânus, na vulva e na vagina.

Transmissão: contato anal, oral ou vaginal mesmo que não haja penetração;
pode também ser transmitido de mão para filho durante o parto.

Tratamento: É tratado com uma cauterização no local ou com uma intervenção cirúrgica para a retiradas verrugas.

Veja fotos causadas pelas doenças:

Condilomas acuminados em sulco balanoprepucial e na glande peniana;
Condilomas acuminados em sulco balanoprepucial e na glande peniana;

Condilomas acuminados e infecção subclínica no corpo      peniano (penoscopia)
Condilomas acuminados e infecção subclínica no corpo peniano (penoscopia);

Condiloma acuminado vaginal (lesão em tapete)
Condiloma acuminado vaginal (lesão em tapete)

Condiloma acuminado, orifício anal |(ânus)
Condiloma acuminado, orifício anal |(ânus);

Região anal
Região anal;

Região anal
Região anal;

Região vulvar/periana
Região vulvar/periana;

Lesões condilomatosas clássicas
Lesões condilomatosas clássicas;

Pênis com lesão HPV
Pênis com lesão HPV;

HPV na uretraAdicionar imagem
HPV na uretra.

DIAGNÓSTICO

Exame laboratoriais do tipo Papanicoulau, peniscopia, colpocitologia, colposcopia ou biópsia. O vírus pode permanecer latente no corpo por anos, daí a importância das consultas periódicas ao ginecologista e da repetição anual do exame Papanicolau, especialmente por mulheres que tem vida sexual intensa.

Atualmente está sendo testada uma vacina anti-HPV desenvolvida em laboratórios de engenharia genética e produzida com partículas artificiais semelhantes ao vírus, semelhante ao desenvolvido com a vacina da Hepatite B.

HPV como causa de câncer de colo uterino

No início dos anos 80 começaram a surgir trabalhos que sugeriam uma relação entre o HPV e o aparecimento de câncer na região genital, em especial o câncer de colo uterino, com vários trabalhos mais atuais que não deixam dúvidas sobre esta relação. Isto transforma o HPV em um grave problema de saúde pública,com cerca de 50% dos homens e mulheres com vida sexual ativa apresentando algum tipo de infecção por este vírus. Recomendando-se o uso de preservativos do início ao fim da relação, embora não ofereça grande segurança, já que se transmite também pelas partes expostas. Assim, recomenda-se que qualquer verruga que apareça na região próxima ao ânus e pênis ou vagina seja imediatamente tratada por um médico. Os exames ginecológicos anuais podem encontrar a lesão, que deverá ser cauterizada. É importante fazer seguimento pois é comum a recidiva. A colpocitologia oncótica (papanicolau) poderá observar algumas

Nenhum comentário:

Postar um comentário