sexta-feira, 18 de setembro de 2009

anticoncepcional


Estas respostas também valem para o anel anticoncepcional e adesivo anticoncepcional

Qual a melhor pílula para mim?
Existem diversos tipos de pílulas porque existem diversos tipos de mulheres. Somente seu médico poderá identificar a pílula que mais se aproxima de você.

Quando iniciar uma cartela de pílula pela primeira vez?
Em pílulas como Diane, Femiane, Microdiol, Harmonet, Gynera, Minulet, Mercilon, Diminut, Femina, Micropil, a maneira correta é ao iniciar o tratamento começar a primeira pílula no primeiro dia da menstruação. Tomar uma pílula por dia durante 21 dias, fazer uma pausa de 7 dias sem tomar e recomeçar. Durante esta pausa é que a menstruação vem. As pílulas de ultra-baixa dosagem Minesse e Mirelle devem ser tomadas de maneira diferente.

No caso de Cerazette, a pílula sem estrogênio, deve-se iniciar a tomada no primeiro dia da menstruação e tomar sem interrupção.
No entanto há outras maneiras de se tomar a pílula: siga a orientação de seu médico.

A partir de que dia a pílula começa a fazer efeito?

Se tomada corretamente, conforme indicado acima, a partir do primeiro dia em que se tomou.

Na pausa de sete dias entre uma cartela e outra posso ter relações sem medo de engravidar?
Sim, nos 7 dias de pausa das pílulas, elas continuam a funcionar, ou seja, há proteção efetiva contra a gravidez.

E se eu esquecer de tomar um dia?
A pílula deve ser tomada diariamente no mesmo horário aproximado. Isto quer dizer que se eu tomar a noite devo continuar tomando a noite. Se esquecer e lembrar de tomar dentro de 12 horas, a pílula continuará funcionando. Se esquecer por mais de doze horas continue tomando a pílula mas use proteção adicional (camisinha) até o final desta cartela. Tome a pílula que esqueceu logo que lembrar e a pílula do dia no seu horário habitual.

Quero atrasar ou adiantar minha menstruação, posso continuar a tomar a pílula sem parada?
Não deve. A pílula foi projetada para ser tomada 21 dias. Se continuar tomando poderá ter uma menstruação fora de época, mesmo tomando. Nestes casos é conveniente que você consulte seu médico para ele lhe oferecer uma maneira mais segura de não menstruar e continuar evitando a gravidez.

É verdade que é necessário parar a pílula de tempos em tempos para o organismo descansar?
Não. Estudos recentes e a recomendação da Organização Mundial de Saúde indicam que a pílula não deve ser parada para descanso.

E se eu não for ter relações por um grande período?
Mesmo assim é preferível continuar tomando.

É verdade que a pílula engorda?
Não. Na maioria das mulheres a pílula não aumenta o peso, nem dá celulite ou estrias.

Qual pílula engorda mais ou tem mais efeitos colaterais?
Existem diversos tipos de pílulas porque existem diversos tipos de mulheres. Somente seu médico poderá identificar a pílula que mais se aproxima de você e que tenha menos efeitos colaterais.

Pílula faz mal?
Pílula anticoncepcional é um dos medicamentos mais usados (e mais estudados) no mundo todo. Seus efeitos colaterais são mínimos comparados com benefício de evitar uma gravidez indesejada. Alem do mais a pílula protege mulheres de
infeções genitais câncer de ovário e alguns tipos de câncer de útero.


Pílula serve para tratar doenças ou só é para evitar gravidez?
A pílula tem sido usada com sucesso no tratamento da sindrome de ovario policísticos e no tratamento conservador da endromitriose. Também é muito utilizada no tratamento da acne (espinhas), hirsutismo (aumento de pelos), cólicas e distúrbios da mestruação tais como tensão pré - mestrual e cólica mestrual.